Como Ser Uma Mulher Independente Emocional

Uma mulher independente emocional é uma mulher, que entre outros feitos, tornou-se uma mulher livre! Livre dos bloqueios, limitações e correntes que foram inconscientemente colocados nela pelas emoções negativas.

Para começar você precisa saber o que te levou a ser uma mulher dependente emocional e pra isso deve voltar no tempo e achar as causas de sua dependência, pois só podemos destruir a erva daninha se arrancarmos suas raízes, do contrário ela retornará a crescer.

O que te levou a ser dependente emocional? Uma infância difícil? Um relacionamento abusivo? Influência religiosa? Família rigorosa e intolerante? Sua mãe também era dependente emocional? Você sofreu algum tipo de abuso ou violência que desestabilizou suas emoções, como violência doméstica ou abuso sexual? Foi rejeitada por seus pais ou um deles? Sofreu algum tipo de manipulação?

Ache as raízes de sua dependência e só então poderá vencê-la!

Voltar no passado pode ser uma tarefa muito difícil e dolorosa, principalmente quando se quer esquecer o que passou. Mas você precisa enfrentar seus medos e sua dor para poder pôr em equilíbrio sua vida ressignificando o passado e colocando um novo sentido nele.

Eu não sei o que você passou e o tamanho da sua dor, mas uma coisa eu sei e tenho plena convicção: você é mais forte do que tudo isso e pode reescrever a sua história! Pegue todas as pedras e construa seu castelo, rainha!

Depois de enfrentar os fantasmas do passado, agora está na hora de construir o seu futuro e a sua independência emocional nos passos a seguir.

Os 4 Passos Para Ser Uma Mulher Independente Emocional

Passo I – Autoconhecimento

Pratique o autoconhecimento, entenda-se e entenda suas emoções, os seus sentimentos e o porquê os têm. Questione-se:

“por que sinto isso?”

“por que me sinto assim em determinadas ocasiões?”

“quais gatilhos despertam tal sensação em mim?”

“por que aceito algo que não me traz felicidade e paz?”

“por que quero alguém que não me quer?”

“estou feliz nesse relacionamento/emprego/lugar?”

“o que eu quero pra minha vida?”

“por que eu permito ser tratada com desrespeito, ser humilhada, desvalorizada ou traída?”

“por que eu permito ser manipulada ou deixar o controle da minha vida nas mãos de outra pessoa?”

“por que eu me importo tanto com o que vão pensar de mim ou suas opiniões negativas e julgamentos a meu respeito?”

“por que eu deixo os outros ultrapassarem certos limites que não deveriam?”

“o que eu permito ou não em minha vida?”

“onde estou agora me levará aonde eu quero estar?”

“por que estou parada quando deveria estar correndo atrás dos meus sonhos?”

Você deve se fazer essas e muitas outras perguntas, para assim poder se autoconhecer e saber o que quer e para onde vai; pois para aquela que não sabe o quer, qualquer coisa serve.

Conhecer a si mesma é o primeiro passo para alcançar o equilíbrio e a independência emocional!

Passo II – Trabalhe Sua Autoestima

A autoestima é a forma como você enxerga a si mesma, então pra ser uma mulher independente emocional você precisa se enxergar como uma mulher incrível e de alto valor; você deve fazer suas emoções trabalharem a seu favor. Mas, se achar-se inferior ao outro por algum motivo, então está fazendo elas trabalharem contra!

Qual o valor que dá a si mesma?

E não estou falando de aparência, pois a beleza é relativa; estou falando de conteúdo, afinal é o que mais importa, o seu interior sempre, sempre, sempre será mais importante do que o exterior.

O corpo é só uma capa que guarda seu verdadeiro EU.

As pessoas vão te tratar da forma como você trata a si mesma, a maneira como você se ver mostrará aos outros como eles devem te ver, portanto, se você não valoriza a si própria como espera que os outros a valorizem? O mundo é um reflexo do seu interior, por isso você precisa trabalhar sua autoestima para que se torne inabalável.

Trabalhar a autoestima também é trabalhar sua imagem pessoal, mostre aos outros o quanto você se ama cuidando do seu corpo e do seu equilíbrio emocional.

Uma mulher com autoestima sabe expor sua opinião com inteligência e argumentos sólidos, ela não eleva a voz e mesmo assim param para ouvi-la porque ela aprendeu a se impor, mas também aprendeu a respeitar os outros e as opiniões que divergem da dela.

Mostre segurança, seja autoconfiante, confie em você e lembre-se que é capaz. Você é capaz de todas as coisas e se errar, começará tudo de novo até conseguir, pois conseguirá! Você conseguirá!

Por fim, faça coisas que te dão prazer e liberam hormônios positivos, como: atividade física, sair com os amigos, beber aquele vinho ouvindo uma bela música, comer aquela comida que você adora, assistir a um bom filme, fazer sexo e estar perto das pessoas que ama. Mas lembre-se: tudo com equilíbrio, esse é o segredo.

Tudo parte de você, do seu interior; tudo já existe dentro de você!

Passo III – Construa Seu Amor-Próprio

Ter amor-próprio fará de você uma mulher independente emocional, pois jamais permitirá que suas emoções coloquem alguém como prioridade em detrimento de si mesma. Você estará sempre em primeiro lugar, portanto não permanece em relacionamentos que não te fazem bem, você compreende suas emoções e seus sentimentos, logo sabe muito bem quando deve investir ou desistir de uma pessoa.

O amor-próprio é priorizar a si mesma, seus sonhos e a sua felicidade, portanto qualquer coisa que não condiz com isso você retira da sua vida, inclusive pessoas, relacionamentos e amizades.

Para construí-lo você precisa se amar, mesmo com seus defeitos, pois a final ninguém é perfeito. Você aprende a dizer “NÃO” para pessoas ou situações inconvenientes e que sugam sua energia.

Quando você se ama compreende que é a pessoa mais importante da sua vida e que não são os outros que te farão feliz, você é quem tem o dever de achar a felicidade em si mesma e as pessoas que chegarem em sua vida serão para partilhar a felicidade já existente em você, além de que elas devem fazer por merecer esse compartilhamento.

Antes de buscar o amor lá fora, encontre-o dentro de si mesma, do contrário jamais entenderá o significado dele!

Passo IV – Desenvolva Sua Inteligência Emocional

A inteligência emocional é saber gerir suas emoções de maneira eficiente e equilibrada em direção aos seus propósitos. (saiba mais aqui)

Ela nada mais é que fazer a junção do autoconhecimento + autoestima + amor-próprio, pegar todo esse aprendizado e colocá-lo em prática.

Você é uma máquina controlada por suas emoções, elas te controlam o tempo todo mesmo que não perceba, pois fazem isso de modo inconsciente também. Portanto, você necessita aprender como lidar com elas ou então passará a vida toda à mercê delas e chamará isso de destino.

Suas emoções podem ser sua maior aliada, se você as entende, as estuda e as configura de acordo com seus objetivos; ou podem ser sua maior inimiga, se você as ignorar.

E aí, o que vai escolher?

Que tal aprender mais sobre o assunto neste outro artigo? clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *