Como Se Tornar Uma Mulher Empoderada?

Como se tornar uma mulher Empoderada? Muitas mulheres me fazem essa pergunta, então decidi fazer este pequeno resumo para ajudá-las. Neste artigo você aprenderá como se tornar uma mulher empoderada, quais etapas do empoderamento feminino e o que é empoderamento.

Mas antes de aprender como se tornar uma mulher empoderada, precisa aprender o que é o empoderamento e o que essa palavra significa para as Mulheres.

De acordo com o dicionário, a palavra empoderamento significa: Ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre: processo de empoderamento das classes desfavorecidas.

Entretanto para nós, mulheres, o empoderamento vai muito além disso, ele significa a nossa liberdade!

Nós mulheres crescemos presas a padrões, conceitos, crenças e comportamentos que nos impedem de enxergar nosso verdadeiro EU e isso nos bloqueia e bloqueia também todo nosso potencial, nossos sonhos e nossa felicidade.

Ser uma mulher empoderada é uma espécie de emancipação individual, é ter o domínio sobre a própria vida e a capacidade de fazer as próprias escolhas de forma efetiva. Se tornar uma mulher empoderada é despertar o poder que já existe dentro de você, mas que por causa de todo o bloqueio e julgamento estava adormecido.

Infelizmente ou felizmente, em alguns casos, esse poder só é despertado quando passamos por situações difíceis que nos transformam e que nos fazem ser mais fortes do que imaginávamos ser possível, como foi comigo.   (saiba mais aqui)

Hoje me considero uma mulher empoderada, mas o caminho para chegar até aqui não foi nada fácil, muito pelo contrário, foi um caminho nebuloso, cheio de desafios, quedas, dor, lágrimas, desespero, ódio, raiva, angústia; mas também muito aprendizado, resiliência, coragem e um desejo enorme de dar a volta por cima e vencer.

Mas depois de todo esse caminho percorrido eu aprendi como se tornar uma mulher empoderada e quais as etapas do empoderamento precisamos viver para realmente sermos poderosas.

Etapa 1) Autoconhecimento

Tudo começa aqui!

Eu aprendi que se eu quisesse mudar quem eu era para me tornar quem eu queria ser, teria que me conhecer de fato, conhecer o que me fazia ser daquele jeito, meus componentes, minha estrutura, meu corpo, minhas emoções, minha mente. Só me autoconhecendo eu poderia me reprogramar, pois não da pra mudar aquilo que não entende.

Você precisa viajar para dentro de si e entender o seu próprio funcionamento. Quem é você? Você é o conjunto de seu DNA + ambiente + experiências vividas + desejos, tudo isso forma sua personalidade, a característica mais intrínseca do ser humano, é o que te diferencia dos demais, pois cada um de nós somos únicos.

Como é a sua personalidade? O que você precisa mudar ou melhorar nela para se tornar quem você deseja ser? E como fazer isso?

Para isso te aconselho a usar uma ferramenta de planejamento estratégico muito utilizada pelas empresas, mas que também pode ser usada para pessoas. É a análise SWOT, que consiste em avaliar os ambientes interno (você) e externo (condições ou meios) identificando pontos fortes e fracos do primeiro e as oportunidades e ameaças do segundo.

Quais são suas qualidades e defeitos? Como é o ambiente em que você está inserida, a sua família, o seu trabalho, a sua profissão, seus amigos, seus relacionamentos e tudo o que faz parte do seu mundo e ao seu redor?

Como você se sente em relação ao seu mundo externo? E o principal, como você se sente consigo mesma?

Busque as respostas para tais perguntas e depois separe-as em positivas e negativas. Mantenha ou potencialize as positivas e exclua ou modifique as negativas, analise e trace estratégias, meios para atingir seus objetivos, aprimore-se, evolua e o mais importante: não tenha medo de tirar pessoas ou coisas da sua vida que não agreguem valor a ela.

A mudança é desconfortável e necessita de um certo tempo para seu cérebro se adaptar ao novo, por isso você precisa se conhecer e saber que o desconforto, o medo e a dor fazem parte do processo. Entender isso também fará você trabalhar melhor com esses sentimentos e torna-los seus aliados.

Etapa 2) Inteligência Emocional

Se você não entender suas emoções, elas vão controlar você!

Ficar à mercê das nossas emoções é NÃO ter o controle dos nossos atos e da nossa própria vida, por isso você deve estudá-las e aprender a reprogramá-las dando outro sentido àquelas que precisarem ter.

A inteligência Emocional nada mais é do que pegar o autoconhecimento e direcioná-lo de forma eficiente e equilibrada em direção aos seus objetivos.

Você tem o poder de fazer das suas emoções aliadas ou inimigas, a decisão é sua! Suas emoções fazem você, a sua personalidade; portanto não adianta lutar contra elas, então seja inteligente e use-as a seu favor, torne-as suas aliadas.

Mas como?

Mudança de mentalidade e desenvolvimento de novos comportamentos e atitudes, como:

— Liberte-se das correntes de seu passado e então estará livre para viver seu presente e planejar o futuro;

— Quando as adversidades surgirem não se desespere, mantenha o equilíbrio e pense: “o que eu posso aprender com elas?”;

— Encare as dificuldades como oportunidades de crescimento e extraia delas aprendizado para sua evolução pessoal;

— Sempre que um pensamento negativo surgir em sua mente, como pensamentos de medo, de raiva, de escassez, substitua-os imediatamente por um pensamento positivo;

— Julgue menos e compreenda mais;

— Aprenda a expressar suas opiniões sem desrespeitar as dos outros;

— Estabeleça limites e aprenda a dizer “NÃO” quando for necessário para o seu bem-estar, seu amor-próprio, sua paz e sua felicidade;

— As críticas sempre vão existir, não importa o que faça. Então esteja preparada para elas: ignore as negativas e filtre apenas aquelas que forem construtivas e colaborarem para sua evolução;

— Seja resiliente;

— Não tenha medo de recomeçar;

— Aprenda a lidar com as emoções dos outros com empatia e respeito;

— Tenha autocontrole e aprenda a ser uma pessoa justa e sensata;

— Não tenha medo de “perder” pessoas ou coisas, compreenda que perdas e conquistas fazem parte da jornada e então ficará em paz com isso. O que você não pode fazer, de forma alguma, é se perder de si mesma;

— Não tenha medo do amor e nem de amar, desde que você se ame em primeiro lugar.

Etapa 3) Independência

A independência é um estado extraordinário de liberdade. Com ela conseguimos ser livres, livres para fazer nossas escolhas, tomar nossas decisões e direcionar nossos passos para onde quisermos.

Pela independência, guerras foram travadas, pessoas foram torturadas, mutiladas, queimadas e mortas. Isso nos mostra que ela não é algo fácil de ser conquistada. A liberdade faz parte da essência do ser humano, todos querem ser livres e independentes. Por isso existem vários conceitos para a independência.

Para uma mulher se tornar independente, eu sempre digo que ela precisa o ser em 3 áreas: Financeira, Emocional e Afetiva.

Independência financeira para jamais depender do dinheiro dos outros ou da boa vontade deles. Uma mulher precisa ter o seu próprio dinheiro, precisa ter meios de se sustentar sozinha, sem precisar pedir a alguém. Isso te dará poder pra muitas coisas.

Independência emocional, que tem a ver com a inteligência emocional que já discutimos neste artigo. É tratar as emoções de forma inteligente, é aprender a lidar com elas e focar sua energia naquilo que você pode controlar. Ser independente emocionalmente é NÃO deixar suas emoções a controlarem, a bloquearem e a aprisionarem, pois assim não serás realmente livre. Mostre a elas quem é que manda!

Independência afetiva é não depender de afetos dos outros para ser feliz, é compreender e viver a autossuficiência, é saber que você se basta e que não depende da aprovação de ninguém para se sentir bem consigo mesma e com os seus ideais de valor. Você não deixa que as ofensas sofridas façam algum efeito em ti, pois não permite ser atingida por elas. Você se ama tanto e por isso entende que a felicidade já está em você, não no outro. Isso não significa que seja uma pessoa egocêntrica, mas uma mulher que está no controle da sua vida e de seus sentimentos.

Etapa 4) Segurança

Ter segurança na vida é ter segurança em si mesma. Uma mulher precisa e deve se sentir segura com ela mesma, deve ter autoconfiança para poder expressar ao mundo quem ela é, o que ela quer e o que ela permite ou não em sua vida.

Seja segura de suas opiniões, de seus ideais, de seus sonhos; mas também seja segura da sua imagem ou autoimagem. A forma como você enxerga a si mesma mostrará aos outros como eles devem te enxergar, por isso construa uma autoestima inabalável.

uma mulher segura tem uma autoestima poderosa e isso nada tem a ver com ser a mulher mais bonita, mais sexy ou coisa do tipo. A beleza exterior pouco importa, portanto não sofra por causa de padrões impostos pela sociedade.

Você deve se cuidar sim, pois uma mulher empoderada cuida do corpo, da mente e da alma/espírito. Contudo, não significa que deve seguir padrões de beleza, apenas ter uma vida saudável e isso inclui também não fazer comparações com outras mulheres, porque todas nós somos diferentes, possuímos genética, corpos e belezas diferentes.

Uma mulher empoderada sabe que seu poder vem de dentro, vem do seu interior, vem do seu conhecimento, da sua sabedoria e do seu conteúdo; portanto é ele quem sempre será mais importante, o externo é só uma capa. Trabalhe sua mentalidade para sentir toda essa segurança.

Etapa 5) Amor-Próprio

Tudo aquilo que você busca já existe dentro de você! E com o amor não poderia ser diferente, dentro de ti existe um amor inesgotável, incondicional e muito poderoso: o autoamor ou amor-próprio. Uma mulher empoderada entende e vive esse amor, o amor com ela mesma!

O amor-próprio é sua maior defesa, pois com ele você se defende de relacionamentos ruins, tóxicos ou abusivos, seja na parte amorosa, profissional ou amizades; você sabe que relacionamentos assim não condizem com o amor que tem a si mesma. Ele também é seu melhor ataque, pois por se amar e amar tudo aquilo que acredita merecer, você se dedica a conquistar e realizar seus sonhos e objetivos.

Uma mulher empoderada é uma mulher que tem amor-próprio e por isso nunca se sente sozinha, pois adora a sua própria companhia, ela não sente solidão, mas solitude. (Entenda a solitude aqui)

Essa mulher compreende que alguém para compartilhar a sua vida deve também a amá-la e fazer por merecer o seu amor, demonstrando isso não apenas com palavras, mas principalmente com atitudes.

Etapa 6) Propósitos Na Vida

Ter propósitos na vida é ter uma missão e saber a direção certa para cumpri-la, pois quando você não sabe o que quer, qualquer caminho serve. Uma mulher empoderada tem sempre propósitos, planos, objetivos e sonhos, ela tem sua missão e age sempre na direção dela, ela sabe o quer e vai atrás disso.

Você precisa ter bem definido aquilo que você quer fazer em sua vida: quais são seus sonhos? O que você quer ser? Quais são seus objetivos? Defina a sua missão e então saberá o caminho. Não se prenda a visões limitadas que dizem que você não pode, porque apenas você mesma é capaz de definir seus limites, não os outros.

Aquilo que você tanto quer pode ser conquistado, se tiver coragem, dedicação, resiliência e acreditar em si mesma! Você pode!

Pense pequeno e será pequena; pense grande e se tornará grande, pois os seus passos te levarão aonde você acredita que deve estar. Não importa onde você está agora, mas aonde você quer chegar, por isso lute por seus sonhos e não desista nas adversidades. Entenda que momentos difíceis fazem parte da jornada de um vencedor.

Você nasceu pra vencer, tu és filha de Deus e teu pai te capacitou para coisas extraordinárias, então assuma esse poder, faça-o despertar e se torne uma mulher empoderada que também empodera outras mulheres.

Conclusão

O caminho para o empoderamento não é fácil e não é curto, pelo contrário, ele é desafiador e longo, você não chegará nele da noite pro dia, antes passará por pequenas batalhas internas e externas. Ele é como um tesouro, você precisará enfrentar muitos obstáculos para tê-lo, mas a fortuna que terás é incalculável.

Por tudo isso, tenha paciência; os desafios te tornarão mais forte e resiliente; o tempo te fará mais sábia e equilibrada; E todo o conhecimento adquirido em cada etapa a farão evoluir e com a evolução se tornar uma mulher empoderada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *